Como montar uma reserva de dinheiro para ter tranquilidade?

Ela pode ter muitos nomes – Reserva de Emergência, Reserva da Paz, Fundo para a Tranquilidade, etc. –, mas uma coisa nunca muda: este precisa ser o primeiro objetivo financeiro de qualquer pessoa. Guardar um determinado valor e investi-lo de forma bem conservadora para te suprir num momento de necessidade. O ponto é que pouca gente imagina que coisas ruins acontecerão, mas todos nós enfrentamos imprevistos ao longo da vida.

O mais comum é proteger você e sua família num momento de desemprego, por exemplo. Só de saber que você terá como pagar as contas nos próximos meses, já te permite buscar a recolocação com mais tranquilidade.

“Mas sou funcionário público, meu salário é garantido!”

“Não preciso sustentar ninguém.”

“Sou dono do meu próprio negócio.”

Mas também pode surgir um imprevisto caro e urgente, como um tratamento dentário que o plano de saúde não cobre, um cano estourado em casa, que vira uma obra de alguns milhares de reais, uma pandemia de coronavírus, que fechou alguns negócios durante meses seguidos, etc.

Eu já vi acontecer os mais diversos imprevistos financeiros entre meus clientes e alunos – tanto entre quem tinha reserva como entre quem não tinha reserva.

O ponto que os diferencia é que quem tinha reserva de emergência, atravessou o momento de forma muito mais tranquila e mais rápida, em alguns casos, do que quem não tinha.

Mas como montar e investir esta reserva?

1) Descubra seu custo médio mensal e multiplique por 6 – este é o valor que precisa juntar na reserva. (Caso sua renda varie muito de um mês para outro, multiplique por 9 ou por 12.)

2) Se já tiver algum dinheiro guardado, este é o começo. Vá poupando todo mês até completar o total estipulado.

3) Invista este valor em títulos conservadores (com baixo risco) e com alta liquidez (que permita o resgate no mesmo dia ou no máximo no dia seguinte). O ideal é até ter até três tipos de títulos nesta carteira.

4) Mantenha a reserva aplicada sempre. Mesmo que estes investimentos não rendam muito, eles minimamente protegem o valor da inflação, o que é muito importante.

5) Se um dia precisar resgatar o valor, reponha assim que possível.

Ah, muito cuidado:

Deixar o dinheiro da reserva na poupança pode acabar fazendo com que ele perca valor ao longo do tempo pelo efeito da inflação. Parado na conta corrente ou no cofre em casa, é ainda pior! Por outro lado, cuidado com o investimento perfeito!! Para saber como investir corretamente o dinheiro da Reserva de Emergência, me chama pelo WhatsApp!

 

Últimos Posts

Guia da Previdência

Quer aprender a gerar Renda Infinita?